A Integrada está entre as 1.000 maiores empresas do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo. O desempenho financeiro da organização garantiu ranking também nos anos anteriores.
A Integrada subiu 46 degraus. Da 222ª. posição, em 2020, subimos para a 176ª. colocação.
A cooperativa está entre as 78 maiores organizações do Paraná a contribuírem com a economia do estado, na avaliação de 2021.
E, ocupa o primeiro lugar no pódio da classificação em Londrina.
As posições foram divulgadas no 21° ranking Valor 1.000, do jornal Valor Econômico, em parceria com o Serasa Experian. O estudo avaliou as empresas por segmento, levando em conta o faturamento líquido anual das organizações.
A Integrada atingiu o resultado de 4,4 bilhões em 2020, o que consolida sua posição não só no segmento agro, mas também na economia nacional.
O presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, afirma que “o crescimento da Integrada é fruto de planejamentos estratégicos, renovados a cada cinco anos, que priorizam ações que gerem valor para os cooperados e desenvolvimento com solidez para a organização”.
A Integrada completou 25 anos de fundação em 2020, com superação de metas e concretização de projetos importantes.
O lançamento do café Coperatto marcou as comemorações de aniversário da cooperativa. Disponível para venda, inicialmente, nas lojas de insumos e outras unidades, hoje está nas prateleiras de mais de 150 estabelecimentos do varejo, nas versões tradicional e extra forte.
Outra conquista foi o cumprimento antecipado da meta da Unidade Industrial de Rações, ainda em setembro. A indústria atingiu os R$100 milhões projetados para todo o ano de 2021.
A Integrada produz ração para animais do setor comercial, como peixes, bovinos, suínos e aves, e, ainda, para equinos. No segmento pet tem crescimento contínuo com as marcas Splendid, na categoria Super Premium, Rinthy Premium Especial, Brusky Premium e Brusky Todo Dia.
A Integrada tem mais de 11 mil cooperados, ultrapassou 1.900 colaboradores e trabalha seus projetos a partir da inovação.
Parcerias com importantes hubs de inovação, como AgTech Garage, maior hub nacional dedicado ao agronegócio, e a participação no Cocriagro, o primeiro hub voltado exclusivamente para o agro em Londrina, garantem o protagonismo da cooperativa ao adotar um modelo de gestão que tem levado à superação de metas em tempos especialmente desafiadores.
Jorge Hashimoto sintetiza a energia que move a Integrada, “nossa base é a confiança do cooperado e a dedicação dos colaboradores”.
Nesta sexta (20), dia do aniversário de 107 anos de fundação, o município de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, recebeu uma nova loja de insumos da Integrada.
A unidade abre as portas com um portfólio de peças e insumos direcionados para as principais culturas produzidas pelos cooperados da região, como soja, milho, trigo e café.
O gerente da regional de Cambará, à qual pertence a loja de Santo Antônio da Platina, adianta que o município semeia a média de 14 mil hectares com soja, a cada temporada. O objetivo é atender 100% dos agricultores de Santo Antônio com os produtos da nova loja.
Mário César Lopes acrescenta que, mesmo recém-inaugurado, o ponto de atendimento já fechou negócios para a safra de verão, “e, temos vendas negociadas até mesmo para a safrinha 2022”, comemora.
A loja oferece, ainda, insumos para criadores de gado de leite e de corte, como as rações de qualidade produzidas no Complexo Industrial da Integrada, em Londrina.
Nutrição Animal com alta performance, como alimentos para pets e rações para animais de produção, também integram o catálogo de produtos da nova loja.
Entre as metas estabelecidas para a recém-inaugurada unidade, está o aumento do número de cooperados da Integrada no município de Santo Antônio da Platina, e no seu entorno. “A loja representa uma extensão da cooperativa e dos benefícios para os associados. Por isso, acreditamos que podemos trazer para a Integrada pelo menos 15% a mais de cooperados, em relação ao cadastro atual no município”, afirma Mário César.
A loja de insumos de Santo Antônio da Platina tem uma equipe formada por agrônomo, analista administrativo, atendentes e estoquista. E, já há planejamento para ampliar o quadro de agrônomos na unidade. “Esses profissionais são a ponte entre o cooperado e toda a tecnologia e inovação disponibilizadas pela Integrada para o incremento da produtividade”, antecipa o gerente.
O diretor-presidente da Integrada Jorge Hashimoto, o diretor secretário Sérgio Otaguiri e o superintendente de insumos e técnica Edson Oliveira participaram do evento. Hashimoto revelou que a unidade é a realização de um importante projeto da cooperativa. “Para a diretoria e toda a família Integrada é uma grande satisfação ver esse projeto concretizado. Atender o cooperado com profissionalismo é um objetivo permanente”, afirma.
O produtor rural Ademar Lemes de Toledo, e o filho dele, Ademar Lemes de Toledo Filho, foram conferir a nova loja de insumos da Integrada. O sr. Ademar disse que foi muito importante ver a cooperativa cumprir um planejamento de inaugurar uma loja mais perto das propriedades de Santo Antônio da Platina. “Antes, era preciso buscar os insumos nas lojas de Barra do Jacaré. Agora, tudo fica mais acessível”, enfatiza.
Para Lemes Filho, a loja tem todos os insumos necessários para potencializar as lavouras de soja e milho da família. “Além disso, é ampla e organizada. Junto com a assistência técnica do agrônomo Alessandro Rossi, estamos confiantes no sucesso da próxima temporada”.
A Integrada tem uma rede de lojas de insumos formada por mais de 40 unidades, no Paraná e São Paulo. Todas de fácil acesso pelos cooperados, com atendimento integral para as culturas da região onde estão instaladas.
Algumas regionais da Integrada abrangem mais de uma loja de insumos. Cambará, por exemplo, abriga a regional e uma loja, e coordena as lojas de Andirá, Barra do Jacaré, Ribeirão Claro e, agora, Santo Antônio da Platina.
“Vamos seguir, mais próximos do produtor, e entregando a melhor tecnologia em forma de assistência técnica e de produtos de qualidade ao cooperado”, finaliza Mário César.
A Cooperativa Integrada disponibiliza aos seus associados uma linha completa de defensivos agrícolas, através de parcerias comerciais com as maiores empresas do Brasil. Além disso, a cooperativa oferece diversas opções comerciais para aquisição de insumos, facilitando a atividade agrícola de seus cooperados.
- Sementes
- Fertilizantes
- Defensivos
- Foliares
A agricultura moderna é feita de tecnologia no plantio e rapidez na colheita. Com uma capacidade estática de mais de 1 milhão de toneladas, a Integrada recebe cerca de 2,5 milhões de toneladas de grãos por ano.
Unidades de recebimento
A cooperativa possui mais de 60 unidades de recebimento em pontos estratégicos, nos estados do Paraná e São Paulo, o que agiliza o recebimento da produção dos associados e reduz os custos operacionais.
- Soja
- Milho
- Trigo
- Aveia
- Café